06 novembro, 2009

TREM DA NOITE ATROPELA JACARÉ EM BARRA MANSA

CURIOSIDADES DE BARRA MANSA

Jacaré do Pantanal - Brasil (Wikipédia)
No dia 7 de Fevereiro de 1907, um trem noturno atropelou, na altura do Rio Barra Mansa, um enorme jacaré que ficou preso na grade da locomotiva. Trazido para a cidade, o temível anfíbio foi morto e sua carcaça dividida entre diversas pessoas do povo, que lhe atribuíam virtudes maravilhosas. E foi também em 1907, no dia 29 de dezembro, que um jornal popular de Barra Mansa, Gazetinha, publicou  a poesia "O Vaticano e a Cruz", do monsenhor Dom Inácio Cândido Costa. Dom Inácio foi aluno do colégio Pio Latino Americano, em Roma, e também camareiro secreto honorário do Papa Leão XIII. Ele foi vigário em Barra Mansa por muito tempo e muito querido pela população.
Neste mesmo ano, morreu em Barra Mansa um importante comerciante que se chamava Antonio Pinto Brazileiro, com "z" mesmo. Os jornais da época noticiaram a morte de Brazileiro como sendo um dos comerciantes mais antigos da cidade.
Por volta de 1917, era comum nas ruas centrais da cidade de Barra Mansa a prática de jogos por jovens. Os locais preferidos pela juventude eram a Avenida Joaquim Leite, a Praça da Matriz e a Travessa Lara, ao lado da Fábrica de Sabão. Entretanto, várias vezes a Polícia foi acionada para coibir as atividades. Em defesa da mocidade, existia o Jornal Off-Side, editado por Sebastião Alves, totalmente dedicado aos desportos.
Já em 1927, há registros históricos de que passavam por Barra Mansa 23 trens de passageiros. Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro eram os destinos dos seus usuários.    
São curiosidades do município, que consta no livro do historiador barramansense, Alan Carlos Rocha.


Texto Construído com base noLivro Três Caminhos;do historiador barramansense Alan Carlos Rocha–Nova Gráfica e Editora–Av. do Comércio, 225 – Retiro – Volta Redonda - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário