06 novembro, 2010

CURIOSIDADE DO CINEMA BRASILEIRO

              Ontem, entre outras comemorações, foi Dia do Cinema Brasileiro. Em Junho de 1898, retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Secreto registrou as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da baía da Guanabara. Nessa data se comemora o aniversário do cinema brasileiro.

            O pagador de promessas (1962), de Anselmo Duarte, foi premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, na França.  Duarte morreu no dia 7 de Novembro de 2009, aos 89 anos. Em 1986, Fernanda Torres foi a primeira brasileira ganhar o prêmio de melhor atriz em Cannes, com o filme "Eu sei que vou te amar". Flavio Migliaccio tem o recorde de maior número de papéis num único filme. Foi em "Como vai, vai bem" de 1969. Ele fez oito personagens.
             Outra curiosidade do Cinema Brasileiro.
            Wilson Grey (1923-1993) foi o recordista de participações em filmes brasileiros. Fez 210 no total, sempre nos papéis de bandido, bicheiro, cigano, pistoleiro, camelô ou barbeiro. "Nunca beijei a mocinha"I, dizia. Sua primeira participação foi com Hóspede da Noite, de1948. Grey se orgulhava de ter feito mais filme do que John Wayne (153) e Christopher Lee (150).


Fonte:  livro "Guia dos Curiosos", de Marcelo Duarte, de 1995 - EDITORA SCHWARCZ LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário