04 novembro, 2010

OS MAIORES ASSASSINOS DA HUMANIDADE

          Os vírus são os maiores assassinos da Humanidade e causam duas vezes mais mortes do que o câncer. Isto pela capacidade de se instalarem no interior das células, escondidos das defesas imunológicas. Todavia, um estudo realizado por uma equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conclui que a teoria sobre os limites do sistema imunológico estava errada. Anticorpos antivirais invadem a célula, desencadeando uma rápida destruição do invasor.
            A descoberta abriu um novo caminho: o desenvolvimento de uma classe de drogas antivirais capazes de reforçar o mecanismo natural de eliminação de vírus dentro das células. Os cientistas acreditam que os primeiros testes clínicos podem começar num prazo de dois a cinco anos e mostraram, pela primeira vez, que o sistema de defesa do corpo pode destruir o vírus do resfriado comum, após ele ter invadido uma célula humana. Um feito inimaginável.
Líder da pesquisa médica
Foto extraída do site :http://www.immunology.cam.ac.uk/directory/profile.php?Leo_James
            Pensava-se que os anticorpos do sistema imunológico trabalhassem totalmente fora das células, no sangue e em outros fluidos extracelulares do corpo humano. Agora, a descoberta mostrou à equipe de pesquisa médica, liderada pelo médico inglês Leo James, que anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, que reconhecem e atacam os vírus invasores, na verdade, pegam carona para o interior da célula com o vírus invasor. No interior da célula, o anticorpo é reconhecido por uma proteína chamada TRIM21. Esta aciona um poderoso mecanismo de destruição do vírus, eliminando-o em duas horas. Antes que ele tenha a chance de seqüestrar a célula e assim começar a fazer suas próprias proteínas.

Fonte de pesquisa: O Globo de 3/11/2010
Publicação da Revista Proceedings of the National Academy of Sciences,
Estrutura do citoplasma receptor Fc TRIM21 
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário