17 junho, 2011

A ENERGIA QUE VEM DO FUNDO DO MAR

Engenheiros suecos construíram no Mar do Norte uma engenhoca que transita pelo fundo do mar como um papagaio empinado, preso a uma âncora a 80 metros da superfície gerando energia. Tal profundidade é para evitar colisão com navios. Embalado pelas correntes marítimas, que chegam a uma velocidade média de nove quilômetros por hora, este papagaio carrega uma turbina hidrodinâmica de um lado para o outro e consegue manter as águas limpa.
Os primeiros testes com o invento foram feitos em Gotemburgo, na beira do Mar do Norte, na Suécia. A asa conta com um metro e dois centímetros de envergadura e a turbina é mais ou menos do tamanho de uma garrafa de um litro.
Os papagaios subaquáticos que já funcionam no fundo do mar são 10 vezes maiores: têm asas de 12 metros e turbinas do tamanho de um tonel. Cada papagaio produz 500 quilowatts de energia, o suficiente para abastecer 300 casas de porte médio.
“O uso de apenas 1% do potencial energético marítimo seria suficiente para atender cinco vezes à atual demanda do planeta, afirmou o empresário Anders Jansson, diretor do projeto. Segundo ele, em quase todas as costas marítimas da Terra existem correntes fortes o suficiente para mover esse tipo de turbina.
As turbinas instaladas na Suécia custam o equivalente a R$ 1,5 milhão. O grande detalhe é que daqui a dois anos elas estarão disponíveis para produzir energia em todo o mundo e em total silêncio, deslizando por debaixo d'água, sem poluir o meio ambiente.
Texto adaptado de Reportagem do Jornal Nacional de 16.06.2011 - Cientistas suecos criam pipa que gera energia elétrica debaixo d’água

Nenhum comentário:

Postar um comentário