23 novembro, 2011

“DESBRAVADORES TERRÁQUEOS” DE OLHO NA EUROPA

Há uma infinidade de mistérios geológicos no sistema solar. Atualmente, os olhos dos “desbravadores terráqueos” se voltam para o planeta Júpiter, mais especificamente para uma de suas luas: Europa. Lá, as pilhas de gelo que formam desordenados icebergs dão a impressão de um satélite rachado ou com uma mancha em sua superfície. São imagens que deixam os pesquisadores intrigados.
A existência de lagos emociona os cientistas a procura de vida fora da Terra, conforme artigo de Brian Vastag, de o jornal Washington Post. Uma nova teoria explica o “caos terreno”, resultado da ação de lagos subterrâneos em constante ebulição que aquecem a superfície de Europa.
- "Europa tem a melhor chance de ter vida", disse Britney Schmidt, pesquisadora da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Foi ela quem liderou um novo estudo publicado na revista Nature. Schmidt faz uma analogia com os lagos congelados da Antátida, para onde viajou a estudo.
Atualmente, há um grupo de pesquisadores atraídos por Europa.
Na década de 1990,  a sonda Galileu, da Nasa, encontrou fortes evidências de um oceano salgado e profundo, abaixo da superfície gelada.  A descoberta, imediatamente levantou especulações de um ambiente propício à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário