30 dezembro, 2011

RELAXE E CURTA OS FOGOS, COM CUIDADO

Os fogos de artifícios são manifestações de euforia na virada de ano. Cuidado! Eles podem causar ferimentos, danos, dissabores e até morte em seres humanos e animais. Muita atenção ao soltar foguetes, bombas e bombinhas em sacadas de edifícios, marquises, lajes e andaimes improvisados. Evite operar sistemas de pirotecnia se já tiver bebido e certifique-se de que o mesmo contou com aval técnico.
E muito importante: não solte fogos perto dos animais de estimação e informe a ação aos donos e responsáveis. Poupe-os da festa, pois eles não comemoram Réveillon. Para eles, esta é a pior data.
Cachorros enfiam-se debaixo de camas, cômodas e móveis, em locais e buracos que às vezes não os comportam. No momento sublime dos fogos os animais se desesperam e podem sofrer acidentes na fuga ao barulho. Alguns pulam janelas, são atropelados ou se perdem e nunca mais são encontrados. Por isso, identifique os animais com placas nas coleiras.
A sugestão do informativo da ONG Instituto Planeta dos Animais é que se deve procurar um veterinário para sedar os animais. Os cães agitados não devem ser acorrentados, pois podem se enforcar. Evite colocar muitos cães num mesmo local, pois excitados pelo barulho brigam até à morte.
Estando com um espetáculo pirotécnico à porta, não tendo outro jeito, há algumas providências para diminuir a aflição dos bichos, que sofrem com tanta barulheira.
a) tampões de algodão nos ouvidos dos animais;
b) estenda cobertores para abafar o som, ou se pode também cobri-los com edredom;
c) coloque-os em armários e guarda-roupas, lembrando que com  o   barulho eles costumam urinar de medo;
d) as gaiolas com pássaros é bom serem cobertas.
Uma outra solução conforme o informativo é colocar os bichos bem próximos a rádios e aparelhos de som que terão os volumes aumentados no auge do barulho intenso.
Se não tem animais, relaxe e curta os fogos com cuidado.
Adote cachorros ou gatos esterilizados - Acesse os sites: www.planetadosanimais.com ----e---- www.vira-lata.net. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário