10 setembro, 2016

NO BRASIL É ONDE ESTÁ E ONDE SE CONCENTRA A MAIORIA DOS DENTISTAS DO PLANETA

34º CIOSP que aconteceu ano passado em São Paulo
Foto: Capturada via PC de vídeo do You Tube
Quase 20% dos dentistas do mundo estão no Brasil, país com maior número destes profissionais, conforme artigo do Conselho Federal de Odontologia. Analistas econômicos garantem: há por aqui quase 300 mil profissionais e o mercado dental e o terceiro do planeta, ficando atrás da China e dos Estados Unidos. As famílias brasileiras, apesar da diferença do custo de vida, gastam o mesmo com serviços orais que as famílias americanas.
Associada à quantidade grande e crescente de profissionais de odontologia, está a higiene oral, levada muito a sério, diferente de outros países, como alguns da Europa. A ponto de os britânicos fazerem piadas, dizendo que o brasileiro escova os dentes nos banheiros públicos e que "todo mundo no Brasil carrega uma escova de dentes na bolsa". O que não deixa de ser uma verdade cultural.
As empresas do ramo colocam produtos bucal em banheiros públicos, de graça, para propaganda e promoção e há locais que se tem até fio dental disponível. Uma pesquisa encomendada pela BBCBrasil mostrou que as melhores marcas de creme dental, reconhecidas no mundo inteiro, estão no Brasil.
- Nós (os brasileiros) sorrimos muito. Toda vez que pedimos alguma coisa, nós sorrimos. Quando pedimos desculpas, sorrimos. As pessoas veem o sorriso como uma espécie de cartão de visita, explica Ronaldo Art, gerente de marketing para higiene oral da Johnson e Johnson no Brasil.
O brasileiro leva muito a sério "o sorriso estampado no rosto". Mas,  é bom deixar claro que esses índices não garantem atendimento de qualidade, fácil e barato à toda população. A cárie ainda é o principal problema de saúde bucal e o acesso ao tratamento regular ainda é  muito desigual e fora da realidade brasileira.
Congresso de Odontologia - Segundo organizadores do 34º CIOSP (Congresso Internacional de odontologia de São Paulo), o evento acontece na capital paulista desde 1957 e é o maior do mundo, reunindo o maior número de dentistas do Brasil e de outros países. 
A organização do 35º CIOSP (de 1 a 4 de Fevereiro de 2017) calcula que quase 100 mil pessoas passarão pelo congresso, na Vila Guilherme, em São Paulo. O site garante ser o maior evento de odontologia da América Latina, responsável por proporcionar interações científicas da mais alta qualidade, em grande escala e em nível internacional.

Um comentário: