15 novembro, 2012

BARRA MANSA, ANTES DA CSN, ERA A CIDADE DO AÇO

Foto: BM avistada do alto do bairro Verbo Divino
(Arquivo pessoal)
A pedra fundamental da primeira indústria de Barra Mansa, a Fábrica de Tecidos e Fiação São José, foi lançada no dia 15 de novembro de 1909. A fábrica veio de São João Marcos, antigo município do estado do Rio de Janeiro, despovoado na década de 1940 para dar lugar à represa de mesmo nome. Pertenceu ao coronel José Norberto de Mello, porém se transferiu para cá por intermédio do médico baiano Orosimbo Ribeiro da Silva, nome da rua, onde atualmente se localiza a antiga estação.
Por volta de 1917, antes da vinda da SBM (Siderúrgica Barra Mansa), funcionou em Barra Mansa uma fábrica de banha, que ficou conhecida por distribuir barrigada de animais abatidos aos pobres. A façanha era feita pelo proprietário, Porfírio Lopes, que suspendeu as doações depois de ameaças da Câmara e da Prefeitura Municipal, já prezando naquele tempo por saúde pública. O fato gerou comentários, resultando em reportagem no jornal A Gazetinha, com alguns trechos jocosos, como esse: “já que o pobre não pode comprar lombo e costeletas, que lhe seja dado, ao menos, enganar o estômago com os miúdos”.

Muito depois, Barra Mansa, que era conhecida como a Cidade do Aço do Brasil, recebe a usina Presidente Vargas, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Na ocasião, em 1954, seu 8º Distrito, que era Volta Redonda, se emancipa após a instalação da usina.
No período da ditadura brasileira, entre 1973 e 1985, no então município de Volta Redonda não ocorreram eleições e o prefeito era indicado pelo governo federal
Texto construído com base em Livro Três Caminhos, do historiador barramansense Alan Carlos Rocha – Nova Gráfica e Editora – Av. do Comércio, 225 – Retiro – Volta Redonda – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário