13 outubro, 2011

CARRO ELÉTRICO AINDA É INVIÁVEL PARA O BRASILEIRO

Foto: Tasso Marcelo/AE - O Estadão
As montadoras brasileiras sinalizam a “necessidade de incentivos do governo”,  e um desses incentivos seria a redução de tributos. Portanto, a produção de carros elétricos no Brasil, é inviável.  Este blog, em setembro último, quando se referia a um carro ecologicamente viável, tratou do assunto; de maneira muito sucinta e crítica. No ano passado, o empresário mais rico deste país, Eike Batista, apontou para  a possibilidade e o ex-presidente Lula colocou dúvida sobre a viabilidade. Diante de reportagens, amplamente divulgadas pela Imprensa paulista, a partir do último dia 8 de outubro, a questão volta à tona.
- “Para fazer as coisas acontecerem no Brasil, necessitamos de uma parceria com o governo, dando incentivos para permitir que esses veículos entrem [no mercado] ... disse Matt O'Leary, diretor de desenvolvimento de produtos da Ford na América do Sul.
 Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da Mitsubishi no Brasil, defende que para começar a produzir o carro elétrico brasileiro seria necessário “um período de adaptação com redução do imposto de importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ele acha indispensável “testar o mercado” antes de começar uma produção nacional.
Eike mencionou a possibilidade de parceiros nacionais e internacionais  e o interesse de uma empresa Européia e outra Japonesa.  
A reportagem diz que o governo brasileiro estuda a possibilidade. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, fala em um “projeto piloto”.
São muitas alegações e justificativas, de cada lado. A verdade é que ninguém que perder dinheiro. E no Brasil, onde o empresariado acostumou-se com lucros na faixa de 100%, o carro elétrico, bem e  bom para o bolso, o povo e principalmente para o meio ambiente, se torna inviável. E por razões parecidas, fica cada vez mais distante o retorno do trem de passageiro, sacos de papel, garrafas de vidro e embalagens ecologicamente viáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário