14 maio, 2013

FRAUDE DE LEITE ERA VENDIDA POR R$ 10 MIL NO RS

O leite + produzido para o consumo
humano é o do vaca - Foto: Wikipédia
A fraude do leite, uma fórmula composta por água e uréia, já tem endereço. A fórmula ( 100 + 9 + 1) era vendida por R$ 10 mil e aumentava o lucro de transportadoras no Rio Grande do Sul, conforme afirmou o promotor do Ministério Público (MP) Mauro Rockenbach, em entrevista à RBS, afiliada gaucha da Rede Globo. A informação foi divulgada ontem (13) em toda a imprensa falada e escrita do país.
Seis pessoas detidas prestaram depoimento na última sexta feira (10), na promotoria de Tapera (RS). Porém, há mais suspeitos detidos nos presídios estaduais de Espumoso e Guaporé. Segundo o promotor, em Ibirubá a existência de uma rede de fraudadores formada por empresários e parentes, aliados a uma cooperativa de leite, será indiciada sob suspeita de formação de quadrilha. O MP prendeu também advogados dos suspeitos detidos.
No Rio Grande do Sul, lotes dos produtos das empresas Bom Gosto, GoiasMinas, Vonpar e VRS foram retirados de circulação. Essas empresas são fabricantes das marcas Italac, Líder, Mumu, Latvida, Hollmann, Goolac e Só Milk. A maioria com pouco trânsito aqui na região de Barra Mansa e Volta Redonda. A promotoria de Defesa do Consumidor afirmou que há quatro inquéritos civis em andamento a fim de apurar possíveis responsabilidades.
Conforme o MP, elas podem sofrer uma ação civil pública, caso não recebam  um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Rockenbach, que culpou o “relaxamento” das indústrias em não fiscalizar o produto, disse em entrevista que os fraudadores adicionavam nove litros de água e mais um de uréia em cada 100 litros de leite. Segundo ele, o principal suspeito, que não teve seu nome revelado, disse “só ser responsável pelo transporte e que não desconfiava de qualquer alteração”. 

Texto com base em reportagem de o Diário do Nordeste - Foto: WIKIPÉDIA -

Nenhum comentário:

Postar um comentário