08 janeiro, 2016

O ANTIBIÓTICO TEIXOBACTINA, ANUNCIADO HÁ UM ANO, COMBATE AS SUPERBACTÉRIAS

Há um ano, cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, em parceria com a Universidade de Boston, nos Estados Unidos, anunciaram um antibiótico, composto principalmente com teixobactina,  que age contra uma grande variedade de infecções fatais, entre elas, a tuberculose e infecções do sangue. Seria eficaz no combate as superbactérias, que exercem resistência a todo o tipo de medicamento existente na atualidade. 
Os pesquisadores ainda não sabem se as bactérias se tornarão resistente e este antibiótico no futuro, mas acreditam que, caso isso ocorra, pode levar no minimo três décadas. E é exatamente a quase 30 anos que não era feito uma descoberta desse tipo.  
teixobactina destrói a parede das células das  bactérias e agiu com eficácia no combate a tuberculose, doença que vem ressurgindo em muitos países, principalmente no Leste Europeu e também no Brasil, onde apareceram alguns casos.
O estudo completo foi publicado, nos primeiros dias de Janeiro de 2015  na revista científica  Nature. O novo antibiótico ainda aguarda aprovação na Europa e nos Estados Unidos e o prazo para que isso ocorra é de cinco anos.
Com base em artigo publicado na Revista Seleções Reader"s Digest deste ano e em revistas da Abril Cultura e no Jornal Nacional do dia 8 de Janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário